A MOCIDADE GALEGO-PORTUGUESA APOIA O SEU PATRIMONIO

As associações participantes no II ENCONTRO ASSOCIATIVO JUVENIL do Norte de Portugal e da Galiza, reunidas em Vilanova de Famalicão os días 9 e 10 de fevereiro de 2008, manifestam:

• Que Portugal e Espanha apresentaram no ano 2004 a CANDIDATURA DAS TRADIÇÕES ORAIS GALEGO-PORTUGUESAS às terceiras proclamações das Obras Mestras do Património Imaterial da Humanidade falhadas pela Unesco em Novembro de 2005.

• Que esta Candidatura representou no seu procedimento e no seu processo um exemplo de trabalho activo por parte de sociedade civil na posta em valor do património cultural compartido entre a Galiza e o Norte de Portugal.

• Que a Divisão de Património Imaterial da Unesco enviou aos respectivos Estados, mediante documento escrito, a sugestão de “ voltar a apresentar o processo da Candidatura com o mesmo conteúdo e depois de realizadas as pertinentes alterações ”, destacando o importante labor desenvolvido pelos promotores da Candidatura no âmbito das escolas, chegando a obter importantes apoios de todos os âmbitos sociais e institucionais de ambos países.

Pelo anteriormente exposto, acordam:

• Dirigir-se ao Ministério de Cultura de Portugal e ao Ministério de Cultura de Espanha para solicitar que proponham a inclusão na Lista Indicativa que a Unesco fará pública no Outono de 2009, a Candidatura das Tradições Orais Galego-Portuguesas.

• Mostrar o apoio das associações participantes neste Encontro Associativo do Norte de Portugal e a Galiza a esta iniciativa.

Em Vilanova de Famalicão a 10 de fevereiro de 2008 [Voltar ao inicio desta nova]